sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O suor nosso de cada dia...de verão.


Estou em bicas...

Sala de aula com dois ares condicionados desligados. Não há ventiladores e as janelas estão fechadas, na verdade, vedadas.

No ciep, a obra foi feita para a instalação dos ares, então, acabaram com a pouca circulação que havia entre as paredes. Colocaram os ares há uns dois meses, mas ainda não fizeram a devida instalação, faltam tomadas adequadas, fiação...

Grávida de oito meses, aturando uma turma que copia, apaticamente, o conteúdo do quadro.

Uns entram atrasados e não dão nem um "boa noite"...Outros escutam MP3.

É...estou em bicas.

Dois ou três alunos se "salvam" quando trazem o conteúdo feito para um visto. O restante canta um funk antigo...

Eu falo seriamente para que "os que nada querem" desliguem o MP3 e parem com a cantoria.
Não posso ficar me estressando à toa, mas estou bem irritada com o calor, cansada e minha cara não é muito amigável.

Continuo transbordando de suor.

Meu bebê pula...está agitado.

Alguns alunos terminam o trabalho de qualquer maneira e se vão. Dou graças a Deus. Nessa altura do campeonato, o meu profissionalismo já foi para o espaço.

Quando penso que a sala se esvazia, dois alunos chegam bem atrasados e começam a copiar. Mais irritada eu fico...

Sinto meu filho soluçar dentro de mim. Deve ser pelo meu estresse ou pelo calor...

Penso em um banho frio...Penso em um copo duplo de suco de maracujá com gelo.

Meus pés doem, estão inchados demais. Retenção de líquido é terrível.

Continuo imaginando os ares condicionados congelando...Só imaginação.

Lembro-me do meu ar condicionado que pifou justamente nesse calorão...afff...Ninguém merece...Lembro-me que preciso ligar para ver se consertam meu ar...Lembro-me também de minhas contas atrasadas...

O pensamento vai ganhando asas, mas retorna bruscamente quando percebo um aluno arrastando a carteira...Ufa...o último...

Nem acredito!

_ Tudo bem, professora, derretendo aí??

_ Tudo, querido! (Risinho forçado)

_ Então, thau, profeee!

_Tchau querido!

E o suor escorre...

Vida de professora do Estado...

Vida de grávida...



Rio, 19 de novembro de 2009 - Sala de aula de um Ciep às 19h30min.

Um comentário:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, adorei Bethania...MAs essa vida não é só no Estado. No particular tb...E quando tem chefe que faz complô contra vc com seus alunos prediletos???kkkk
    Depois te conto essa!!
    beijos
    Valesca

    ResponderExcluir